Rússia promete corredores humanitários diários para territórios sob seu controle

Image source - Pexels.com

A Rússia abrirá unilateralmente rotas de evacuação para civis na Ucrânia que levam ao território russo diariamente às 10h do horário local, anunciou o coronel-general Mikhail Mizintsev, do Ministério da Defesa russo, nesta quinta-feira (10).

“Garantimos total segurança nos territórios controlados pelas Forças Armadas russas”, disse Mizintsev.

A agência de notícias russa Ria informou que o país exigirá listas de pessoas e veículos com antecedência antes de permitir a entrada nos corredores. Ainda segundo a agência, serão abertos corredores em 11 de março nas cidades de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol.

Não está claro se há um prazo final para essas rotas.

O coronel negou relatos de que a Rússia não cumpriu o prometido cessar-fogo, chamando as alegações de “mentira vil”. Ambos os países trocam acusações pelo fracasso nas tentativas de se estabelecer corredores humanitários.

Pelo lado ucraniano, segundo o ministro do Interior, Denys Monastyrsky, mais de 400 mil civis foram evacuados até agora na Ucrânia, a maioria de zonas de batalha ativas.

“Eles foram evacuados principalmente de áreas onde há combate em andamento”, disse Monastyrsky na televisão nacional nesta quinta-feira.

Autoridades regionais no leste da Ucrânia dizem que 20 mil pessoas foram evacuadas da região de Sumy, no nordeste do país, nesta quinta-feira.

A CNN não pode verificar independentemente o número de evacuados, mas nos últimos dias as autoridades ucranianas disseram que dezenas de milhares de civis foram evacuados por corredores humanitários de Sumy, incluindo centenas de estudantes estrangeiros.

O chefe da Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Filippo Grande, afirmou que o órgão estima que o número de refugiados na Ucrânia desde o começo da guerra, em 24 de fevereiro, já ultrapasse 2 milhões.

Outra porta-voz da agência, Shabia Mantoo reforçou o fato da guerra na Ucrânia ser “a crise de refugiados que mais cresce em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial”.

A Polônia é o principal destino destas pessoas, incluindo brasileiros. Segundo o presidente polonês, Andrzej Duda, o país já recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas.

*Com informações da CNN Internacional e da Reuters

Fonte: CNNBRASIL

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.