O empreendedorismo dos agricultores familiares paranaenses, muitos dos quais não se contentam apenas com a produção de matéria-prima, mas investem na transformação dos produtos por meio de agroindústrias, foi louvado na abertura da Feira Sabores do Paraná 2025, que começou nesta quinta-feira (21) no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, com entrada gratuita.
O evento tem como objetivo promover a agricultura familiar, valorizar a produção regional, estimular o processo de agroindustrialização e ampliar a conexão entre produtores e consumidores, oferecendo uma vitrine para comercialização direta, divulgação de produtos típicos e incentivo ao turismo rural e gastronômico do Paraná.
“Esta feira reflete o momento espetacular que o Paraná passa. O Estado é o que mais cresce, se desenvolve, atrai investimentos, mais preserva e menos desmata”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes. “Vivemos um ciclo sustentável”.
Segundo ele, a agropecuária estadual conseguiu dar um salto com a transformação de proteínas vegetais em proteínas animais e a agregação de valor em ambas. “Hoje é a celebração da consolidação da agroindústria paranaense”, afirmou. “E com essa consolidação vem a evolução da gastronomia”.
Segundo Nunes, o Estado deve reforçar a produção e venda de flores para que esse produto também amplie seu espaço nas próximas feiras. Nesta edição há apenas um estande.
Também presente no evento, o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou a qualidade dos produtos processados e a importância para a agricultura familiar. “Temos uma agricultura grande, competente e temos uma agricultura familiar que pouco a pouco galga espaços maiores”, elogiou. “O consumidor quer coisas feitas por mãos calejadas, mas leves como as da agricultura familiar”.