Qatar trabalha com os talibãs para reabrir o aeroporto de Cabul

O governo do Qatar negocia com os talibãs para reabrir o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, “o mais rápido possível”, embora nenhum acordo tenha sido definido em relação ao tema, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mohamed bin Abdelrahman al-Thani.

“Confiamos em poder fazer com que (o aeroporto) opere o quanto antes, com sorte nos próximos dias receberemos boas notícias”, disse. “Não há informações sobre a data em que o local irá operar, mas trabalhamos duro”, completou. 

Em Doha, capital do Qatar, o ministro ainda disse que “é muito importante que os talibãs se comprometam para fornecer uma via segura (para a saída do país) e para a liberdade de ir e vir do povo afegão. 

Um avião do país com uma equipe técnica a bordo pousou na quarta-feira (1º) em Cabul, menos de 48 horas depois da retirada das forças americanas da capital afegã, para abordar “a retomada das operações no aeroporto” e a chegada de ajuda humanitária.

O Qatar desempenhou um papel de mediador no processo de paz entre o governo afegão e os talibãs, antes que o grupo fundamentalista tomasse o poder no Afeganistão, em 15 agosto. Desde então, Doha mantém um vínculo privilegiado com o novo regime islamita instalado no país. 

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.