Projeto que regulamenta testes de covid-19 em farmácias é aprovado na Assembleia

Os deputados estaduais aprovaram na terça-feira (15), em primeira votação, o projeto de lei 298/2020, que regulamenta a oferta de testes rápidos de Covid-19 em farmácias do Paraná. De acordo com a proposta, de autoria do deputado Michele Caputo (PSDB), os exames deverão ser realizados preferencialmente na modalidade drive-thru, na área externa da farmácia, garantindo a segurança dos demais usuários.

Além disso, o texto complementa as recomendações da Anvisa sobre o papel do farmacêutico na execução dos testes. A ideia é que a oferta deste novo serviço não prejudique a rotina de assistência farmacêutica, com presença permanente de farmacêuticos no balcão da farmácia, na dispensação de medicamentos.

“Os testes rápidos em farmácia facilitaram o acesso das pessoas aos exames de sorologia, que identificam anticorpos da doença. Contudo, é preciso regramento para que a população não fique exposta ao vírus e tenha a clareza de para que serve este tipo de teste”, explica o deputado Caputo, que é farmacêutico.

Saúde – O projeto também teve parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde, que destacou a importância de medidas para “diminuir a probabilidade de contágio em ambientes fechados”.  Ainda segundo a pasta, a iniciativa inova ao ressaltar a necessidade de que os resultados dos testes sejam interpretados por profissionais de saúde capacitados, não deixando dúvidas aos pacientes.

Informação – Diferente dos exames RT-PCR, que detectam a doença na fase aguda, os testes rápidos são indicados para no mínimo sete dias após o início dos sintomas. É utilizado apenas uma gota de sangue coletada do dedo do indivíduo. O resultado sai, em média, entre 15 a 30 minutos.

No início da pandemia, esse teste estava restrito principalmente aos profissionais de saúde, segurança e que estavam na linha de frente do combate ao coronavírus. Ele era recomendado para identificar se alguém já teve contato com o vírus. “Agora com a oferta em farmácias, ele acabou ficando à disposição de toda a população e por isso precisamos ter muito cuidado com a interpretação dos resultados”, comenta o deputado Caputo.

Em caso de resultado positivo, o farmacêutico prestará todas as informações necessárias para que o paciente busque atendimento médico e fique em isolamento social.

Processo legislativo – O projeto de lei ainda deve passar por mais três votações na Assembleia Legislativa, o que deve ocorrer até a próxima semana, e depois segue para sanção ou veto do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Fonte: Assembléia Legislativa

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.