Polícia Científica do Paraná inicia curso de formação para novos peritos e técnicos oficiais

Image source - Pexels.com

A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) iniciou nesta semana o curso de formação dos novos peritos oficiais criminais e técnicos de perícia oficial. A capacitação marca uma nova etapa na trajetória dos 193 profissionais recém-empossados — sendo 135 peritos e 58 técnicos — que irão reforçar o efetivo da instituição em todas as regiões do Estado.

O curso terá duração de 306 horas teóricas para técnicos e 434 horas para peritos, com conclusão prevista para 19 de dezembro. Após essa fase, os novos policiais científicos participarão de aulas práticas nas Unidades de Execução Técnico-Científicas (UETCs) distribuídas pelo Paraná. Ao final da formação, todos passarão por avaliações antes de iniciarem as atividades em campo.

A formação tem como objetivo capacitar os servidores para o exercício de suas atribuições, conforme previsto na Lei Complementar nº 258, de 14 de julho de 2023, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais necessárias à atuação na perícia oficial. As disciplinas estão organizadas em sete eixos de aprendizado: Condutas e Capacidades; Empatia e Saúde Mental; Práticas Policiais; Criminalística; Medicina e Odontologia Forense; Localística; e Laboratórios.

O diretor-geral da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki, ressaltou o simbolismo do momento e destacou o papel essencial dos novos profissionais. “Como diria Edmond Locard, todo contato deixa uma marca. Esses novos técnicos e peritos que iniciam sua formação hoje estão deixando uma marca no estado do Paraná”, disse.

A aula inaugural, realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reuniu autoridades e servidores da instituição. O evento contou com palestras do diretor-geral da PCIPR; do procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti; do diretor operacional da PCIPR, Ciro Pimenta; e do chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Paraná, Osmar Klock Junior.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça destacou a importância da missão que os novos servidores assumem. “Todos estão entrando em uma instituição que cresce com muito investimento do Governo do Estado e com alto nível de qualidade. E não podemos esquecer que a Polícia Científica é o órgão central e exclusivo da perícia oficial de natureza criminal, o que reforça sua presença como um dos pilares de segurança do Estado”, afirmou Zanicotti.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.