Paraná e São Paulo firmam acordo para fomentar turismo no Canal do Varadouro

Image source - Pexels.com

O Canal do Varadouro, localizado na divisa entre Paraná e São Paulo, contará agora com ações conjuntas dos governos de ambos os estados para a melhoria da qualidade na prestação de serviços, visando o aumento do fluxo turístico, o crescimento econômico e geração de empregos na região.

O protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira (2) à noite pelos secretários de turismo paranaense, Marcio Nunes, e paulista, Roberto de Lucena. Também participam do encontro os novos diretores da Setu-PR, Camila Aragão, Fábio Skraba e Marcelo Martini.

O acordo foi firmado no Rio de Janeiro, onde está sendo realizada a 7ª Reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), com a participação de governadores e secretários. 

De acordo com o documento, os estados se comprometem a trocar informações técnicas ligadas ao turismo, infraestrutura, meio ambiente, logística e transporte da região, para então traçar projetos conjuntos. Prevê, também, a realização de reuniões periódicas para acompanhamento e implementação das ações propostas. 

“É um pontapé inicial para começarmos a fomentar de verdade o turismo ali na região, haja visto que o canal é utilizado hoje somente para fins esportivos e turísticos, mas há pouca infraestrutura para receber os visitantes”, destacou Nunes. “É uma área muito bonita e essa união de esforços certamente ajudará a incrementar o turismo na divisa entre Paraná e São Paulo”.

HISTÓRIA – O Varadouro é um canal artificial que começou a ser aberto pelos moradores do Litoral em 1820, à base de pás e enxadas. A abertura era uma necessidade das comunidades de Paranaguá (PR) e Cananéia (SP) – os moradores e comerciantes precisavam dessa via de acesso para o transporte de produtos e de passageiros.

No início da década de 1950 aconteceram algumas obras de iniciativa governamental, dando forma definitiva à a passagem, inaugurada em 1952. O Canal do Varadouro tem aproximadamente seis quilômetros de extensão e a abertura dele deu origem à Ilha de Superagui, pertencente ao município de Guaraqueçaba.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.