Novos territórios turísticos integram municípios da região Central e do Vale do Ivaí

Image source - Pexels.com

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), lançou nesta quinta-feira (14) mais dois territórios turísticos: Entre Matas, Morros e Rios, que abrange municípios do Centro do Paraná, e o Vale do Ivaí, composto por cidades desta região.

Os dois estão agora integrados ao programa “18 Territórios, Um Só Destino”, desenvolvido pela Setu e que tem o objetivo de impulsionar vocações turísticas regionais, promovendo o desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda em todo o Estado.

O lançamento do território Entre Matas Morros e Rios foi em Pitanga, na sede da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná). Este eixo turístico abrange 19 municípios com forte identidade histórica e cultural, marcado por estradas e caminhos antigos, tradição tropeira e eventos relacionados a áreas indígenas e naturais, especialmente em Turvo, Nova Tebas, Mato Rico e Manoel Ribas.

O território Vale do Ivaí teve lançamento em Borrazópolis. Com 26 municípios, é marcado pela Rota da Fé, natureza e aventura. A Rota reúne os santuários de Santa Rita de Cássia (Lunardelli) e Santo Expedito (Apucarana), onde estão os Parques da Bíblia e da Redenção. O território oferece turismo rural, ecoturismo, pesca e o “Vale da Aventura”, que abrange Faxinal, Borrazópolis, Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Mauá da Serra, com estâncias e recantos voltados à convivência com a natureza.

“Entre Matas, Morros e Rios traz a memória tropeira, história e tradição. O Vale do Ivaí, a hospitalidade, a fé da população e as paisagens do nosso Interior. Conectar esses territórios com uma narrativa única é construir um corredor de turismo responsável, com qualidade para o visitante e benefícios reais para as comunidades”, afirmou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

O prefeito de Pitanga, Sargento Dirceu Moraes, afirmou que a iniciativa de integrar o território Entre Matas, Morros e Rios ao programa estadual impacta fortemente a região. “Um projeto importante, com investimento no turismo e geração de renda”, afirmou.

Para Rachel Capelari Lemos Mazzetto, representante da Instância de Governança Regional (IGR) Entre Matas, Morros e Rios, a oficialização qualifica a oferta e acelera resultados. “A implantação desse território e obras em andamento na região se tornam uma combinação que fortalece a economia da região Central com sustentabilidade, e ampliando a comercialização do turismo entre as cidades”, afirmou.

“Com os investimentos, esse trabalho e a implementação do território, a região Central do Paraná será mostrada para todo o Estado e para todo o Brasil, evidenciando nosso potencial”, destacou o prefeito de Manoel Ribas e presidente da Amocentro, José Carlos Corona.

Para Primis de Oliveira, prefeito de Godoy Moreira e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), a integração é um passo decisivo para transformar o potencial turístico em resultados concretos para os 18 territórios.

“Hoje, 80% do que podemos oferecer está à mostra. Ainda temos muitos tesouros escondidos nos nossos municípios. Com o apoio do Governo do Estado e o trabalho técnico da Secretaria de Turismo, o Vale do Ivaí vai se consolidar como referência no Paraná”, afirmou

Segundo Fabio Couto Rosa, empresário e dono das empresa Ivaí River Experience e da pousada Solar Águas do Ivaí, a territorialização do turismo é a política pública mais acertada para o setor, pois cria um ecossistema competitivo em cada território. “Vim de São Paulo há nove anos para apostar no Vale do Ivaí. Agora vejo que o ambiente finalmente reúne condições para quem quer inovar em experiência e hospitalidade”, afirmou.

PROGRAMA – Com o programa “18 Territórios, Um Só Destino”, a Secretaria do Turismo busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior, mapeando e organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando parcerias público-privadas.

A implantação dos territórios foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”, ferramenta que permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.