“Não perdemos nada na Ucrânia, a Rússia ganhou”, afirma Putin

Image source - Pexels.com

O presidente Vladimir Putin declarou, nesta quarta-feira (7), que a Rússia não perdeu nada em um confronto com os Estados Unidos em relação ao conflito na Ucrânia. Mas, na verdade, ganhou ao estabelecer um novo curso soberano que restauraria sua influência global.

Putin considera cada vez mais o conflito na Ucrânia, que ele chama de “operação militar especial”, como um ponto de virada na história, quando a Rússia finalmente se livrou das humilhações que acompanharam a queda da União Soviética em 1991.

Em uma tentativa de enfatizar a inclinação da Rússia para a Ásia, Putin, falando ao Fórum Econômico Oriental na cidade russa de Vladivostok, no Pacífico, disse que o Ocidente estava falhando enquanto a Ásia era o futuro.

Em seu discurso principal, Putin quase não mencionou a Ucrânia além de uma referência às exportações de grãos, mas quando perguntado por um moderador se algo havia sido perdido com o conflito, Putin disse que a Rússia ganhou e emergiria renovada e livre de obstáculos.

“Não perdemos nada e não vamos perder nada”, disse Putin, líder supremo da Rússia desde 1999. “Tudo o que é desnecessário, prejudicial e tudo o que nos impede de avançar será rejeitado.”

“Em termos do que conquistamos, posso dizer que o principal ganho foi o fortalecimento de nossa soberania, e esse é o resultado inevitável do que está acontecendo agora”, disse Putin. “Isso acabará fortalecendo nosso país por dentro.”

A Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chamou de operação especial para degradar as capacidades militares de seu vizinho do sul e erradicar pessoas que chamou de nacionalistas perigosos.

As forças ucranianas montaram forte resistência. Nenhum dos lados divulgou quantos soldados foram mortos.

Putin, que completa 70 anos em outubro, disse ao Ocidente em julho que estava apenas começando na Ucrânia e desafiou os Estados Unidos –que gozam de superioridade econômica e militar convencional sobre a Rússia– a tentar derrotar Moscou. Seria, segundo ele, falhar.

Fonte: CNNBRASIL

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.