Espetáculo gratuito do Teatro Guaíra encerra o 35º Festival de Dança de Cascavel

Image source - Pexels.com

O Centro Cultural Teatro Guaíra leva a Cascavel neste sábado (20) o espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich Von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da G2 Cia. de Dança. A apresentação será às 20h, no Teatro Municipal Sefrin Filho. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Sympla ou retirados na hora, conforme disponibilidade.

O espetáculo de dança-teatro é uma livre adaptação da obra “Sobre o Teatro de Marionetes”, do escritor alemão Heinrich von Kleist, que adentra o universo circense para abordar questões existenciais da condição humana. A peça faz referências às gags, um tipo de performance popular humorística do universo dramatúrgico circense. Com direção de Gabriel Villela e direção adjunta de Ivan Andrade, “GAG” tem encantado plateias desde sua estreia em 2023, no Teatro Guaíra, em Curitiba.

“Encerrar o 35º Festival de Dança com um espetáculo do Centro Cultural Teatro Guaíra é um presente para a nossa cidade. Estamos falando de uma das companhias mais importantes do país, a G2 Cia. de Dança, e isso mostra que Cascavel está no mapa da cultura brasileira e fortalecendo a cena local”, celebrou Beth Leal, secretária da Cultura de Cascavel.

Ela também destacou o papel transformador da arte. “A arte tem esse poder: ela aproxima, emociona e transforma. Por isso, ver artistas tão talentosos ocupando o nosso palco é a confirmação de que estamos no caminho certo, construindo uma cidade que valoriza a cultura e garante que todos tenham acesso a ela”, disse.

O Festival de Dança de Cascavel é um dos mais tradicionais eventos artísticos do Oeste do Paraná. Neste ano, o evento promovido pela Secretaria da Cultura de Cascavel chega a sua 35ª edição, oferecendo ao público uma programação ampla e gratuita. A abertura oficial do festival foi na quinta-feira (11), com o espetáculo “Trajetória de uma Vida”, da Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa.

ENSAIO ABERTO – Na tarde de sábado (20), antes da apresentação oficial, a G2 Cia. de Dança fará um ensaio aberto exclusivo para participantes do projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná. O programa, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, tem caráter cultural e educativo, buscando formar públicos e estimular diferentes faixas etárias a se aproximarem da arte.

Em Cascavel, as ações incluem rodas de conversa, oficinas, sessões de cinema, espetáculos de dança e teatro voltados para crianças, adultos e idosos, sempre mediados por profissionais capacitados para despertar o olhar crítico e sensível do público.

Após o ensaio aberto, os participantes adultos e idosos do projeto conhecerão os bastidores do Teatro Municipal Sefrin Filho e participarão de um bate-papo sobre o espetáculo.

A coordenadora-geral da Escola de Espectadores, Bruna Bayley, destacou a importância da experiência. “Esperamos com muito afeto que essa seja uma experiência mágica para esses alunos, porque a nossa intenção é que eles tenham contato com espetáculos grandiosos como esse para aguçar cada vez mais a visão artística, que é o objetivo principal desta escola”, afirmou.

25 ANOS DE G2 – Com maturidade técnica e sensibilidade artística, a G2 Cia. de Dança, única companhia sênior em atividade na América Latina, completou neste ano 25 anos de atividade. Criada em 1999, a estreia aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos “Instável Sonata”, de Adriana Grechi, e “Pare, pense, faça alguma coisa!”, de Tuca Pinheiro.

Inspirado em um grupo que existiu dentro da companhia pública holandesa formada por bailarinos master, o NDT 3 da Nederlands Dans Theater (NDT), o grupo G2 surgiu com o propósito de explorar novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea, com liberdade criativa e valorização da maturidade artística dos bailarinos.

Ao longo desses anos, a G2 vem se consolidando como um espaço de experimentação e inovação na cena cultural da dança. Atualmente, o elenco da companhia é composto por nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.