Deputado Sergio Souza é eleito presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

O deputado federal paranaense Sergio Souza (MDB) foi eleito, nesta terça-feira, 1 de dezembro, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. O federal do Paraná ocupava a vice-presidência da FPA há dois anos. Para Sergio Souza, os principais desafios da frente estão relacionados com a modernização da legislação que impulsione o Agronegócio, além de iniciativas que contribuam para desmistificar uma má imagem do produtor rural brasileiro dentro e fora do país, e ações que deem segurança jurídica às atividades relacionadas ao Agronegócio.

“É necessário que a população saiba a importância do Agro do Brasil, não só para o país, mas também para o planeta”, declarou, ressaltando que o Brasil, atualmente, ocupa posição de destaque no cenário internacional como um dos maiores produtores de alimentos.

Sergio Souza sucede o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) na presidência da FPA. Quem prestigiou a eleição foi a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Tereza Cristina. Ela ocupou o cargo de presidente da FPA em 2018. No discursos, enalteceu o trabalho desenvolvido por seu sucessor, Alceu Moreira, e se colocou à disposição do novo presidente para, juntos, “buscarem soluções para vencer os desafios existentes e os que estão por vir”.

Sergio Souza foi senador entre 2011 e 2014, e está no segundo mandato consecutivo como deputado federal. Na Câmara, soma 444 propostas legislativas (projetos de lei, requerimentos, indicações, entre outras demandas) apresentadas, 85 matérias relatadas, e 112 vezes subiu à tribuna do plenário Ulysses Guimarães para discursar. As principais atuações tem relação com as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, colegiado que presidiu; e de Finanças e Tributação, colegiado que tem a sua presidência. Além de tratar das demandas do Agro na Frente Parlamentar da Agropecuária, é secretário-geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Também foi relator da Comissão Parlamentar ele Inquérito dos Fundos de Pensão e da Nova Lei de Concessões.

*Sobre a FPA:  A bancada é formada por cerca de 250 deputados e 40 senadores, e possui alto poder de influência em debates e articulação dentro e fora do Poder Legislativo. A posse de Sergio Souza e da nova diretoria está marcada para 23 de fevereiro do ano que vem, e o mandato é para o biênio 2021/2022.  

Outros desafios para a FPA, segundo Sergio Souza:

1) Modernizar a legislação que impulsione o Agronegócio;

2) Elaborar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das atividades do Agro no pós-pandemia da Covid-19;

3) Reduzir os custos de produção, a carga tributária e a burocracia;

4) Dar segurança jurídica às operações dos empreendedores rurais e cooperados;

5) Ampliar a participação do Agronegócio brasileiro no mercado internacional;

6) Combater a desinformação e valorizar a imagem do produtor rural dentro e fora do país; 

7) Facilitar o acesso a ferramentas e recursos para desenvolver as atividades do Agro;

8) Aproximar a população da realidade do Agronegócio;

9) Incentivar o empreendedorismo rural e a criação de novos negócios no segmento;

10) Trabalhar pelo avanço da regularização fundiária;

11) Avançar com ações desenvolvidas pelo setor que foquem na preservação do meio ambiente.

*Por Patrícia Fahlbusch, com informações complementares da Agência FPA.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.