Carreta Saúde da Mulher fez mais de 1,7 mil atendimentos em Bela Vista da Caroba

Image source - Pexels.com

A Carreta Saúde da Mulher garantiu, do dia 10 a 15 de novembro, consultas e exames para 1.719 mulheres em Bela Vista da Caroba, no Sudoeste do Paraná. A unidade móvel atendeu moradoras de Pérola d’Oeste, Planalto, Pranchita e Santa Izabel do Oeste.

“A prevenção do câncer é um assunto muito importante e esses resultados demonstram que a Carreta Saúde da Mulher está cumprindo o propósito para a qual foi idealizada, que é cuidar de todas as paranaenses nas mais longínquas regiões”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Vale lembrar às mulheres atendidas que tão importante quanto fazer o exame é acompanhar os resultados. Os relatórios dos ultrassons foram entregues na hora, mas os demais têm prazos diferentes. Para acessar os laudos online todas receberam um protocolo. Para a mamografia, são cinco dias e para a citopatologia, 15.

A Carreta Saúde da Mulher já passou por nove municípios: São José dos Pinhais, Cerro Azul, Castro, Conselheiro Mairinck, Primeiro de Maio, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Mariluz e Bela Vista da Caroba. No total, moradoraas de 49 cidades foram atendidas, com mais de 13,2 mil atendimentos.

MAIS PARADAS – Nesta semana, de 17 a 22 de novembro, a Carreta Saúde da Mulher está em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul, atendendo em especial as moradoras de Laranjeiras do Sul, Marquinho, Laranjal, Palmital, Virmond, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu, além das mulheres da Aldeia Rio das Cobras. Na sequência, as cidades-sede serão Palmas, Lapa e Morretes.

PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher é uma iniciativa inédita do Governo do Estado, com apoio da Volkswagen do Brasil, por meio do Programa Paraná Competitivo e coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na Carreta, são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.

Os atendimentos ocorrem sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h. Para as mulheres que querem participar, a orientação é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para efetivação do atendimento.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.