A cantora Billie Eilish possui o maior vocabulário entre as estrelas pop da atualidade, diz levantamentoFoto: Divulgação/Interscope Records
Entre as estrelas do pop mais tocadas do Spotify, a cantora Billie Eilish tem o maior vocabulário. Ao menos é isso que aponta um levantamento feito pelo site Word.Tips, da empresa espanhola especializada em análise de dados Cliqpod.
Foram contabilizadas quantas palavras aparecem apenas uma única vez nas composições da americana de 19 anos, e o número foi dividido pelo total de palavras que estão em todas as músicas da artista.
Não muito longe de Billie Eilish, o britânico Harry Styles registrou uma média de 159 palavras únicas. Ele é seguido de perto pela multipremiada, Lizzo, com 153 palavras únicas, e a colombiana Shakira, com 151 palavras únicas a cada 1000 utilizadas.
“A média de vocabulário das estrelas de hoje em dia é puxada para baixo porque uma proporção muito maior de artistas recebem créditos de compositor hoje em dia. Talvez as estrelas pop de hoje tenham confiança para escrever suas próprias canções, independentemente da finesse literária. Enquanto nos velhos tempos, os vocalistas talentosos contratavam compositores profissionais para suprir esse espaço”, destacam os compositores.
Lendas da música
O levantamento aplicou a mesma metodologia nos artistas listados pela revista Rolling Stone como os 100 maiores cantores de todos os tempos.
A lista é liderada com folga pela poetisa, escritora e cantora Patti Smith. A “madrinha do punk” escreveu músicas com uma média de 217 palavras únicas a cada 1000 utilizadas. Foram 2669 palavras usadas uma única vez em um portfólio pessoal de 12.291 palavras.
Entre as lendas da música acontecem algumas surpresas. Como, por exemplo, a lenda do grunge e líder do Nirvana, Kurt Cobain, ter uma média de 141 palavras únicas, enquanto o trovador americano laureado com o Nobel de Literatura, Bob Dylan, ter uma média de “apenas” 130 palavras únicas a cada 1000 utilizadas.
Os pesquisadores explicam que isso acontece pelo fato de alguns artistas terem uma discografia muito ampla, o que acaba por diminuir a média de palavras usadas uma única vez.
“Você está surpreso ao descobrir que o líder do Radiohead, Thom Yorke, tem uma menor variedade de vocabulário do que o herói do country Hank Williams? Ou descobrir que Lou Reed e Bob Dylan usaram vocabulários menores do que Rod Stewart? Na verdade, Dylan usou 12.285 palavras únicas contra 5.236 para Rod Stewart, mas dividido por seu enorme catálogo, Dylan tem uma média mais baixa”, escrevem os analistas.
Destaques do CNN Brasil Business
- Quanto ganham medalhistas olímpicos, como Rayssa Leal e Ítalo Ferreira
- O que acontece quando um modelo de carro sai de linha
- Efeito Olimpíadas: medalhas brasileiras fazem vendas no e-commerce aumentarem
Em números absolutos de palavras utilizadas em composições uma única vez, Bob Dylan é o maior de todos os tempos. O top 10 é seguido por Prince (11.430 palavras únicas), Elton John (9.467), Lou Reed (8.979), Bruce Springsteen (8.862), Tom Waits (8.710), Van Morrison (8.214), David Bowie (7.901), Paul McCartney (7.896) e Mick Jagger (7.664).
“Os compositores masculinos dominam esta lista, embora isso se deva em grande parte ao grande número de canções que os homens em nosso estudo escreveram. As mulheres podem ser melhores com as palavras (estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale), mas ainda enfrentam barreiras substanciais para ter uma carreira longa e produtiva (estudo da Universidade de Londres Queen Mary)”, ponderam os responsáveis pelo levantamento.

