Acordo sobre grãos é positivo, mas guerra na Ucrânia ainda tem impasse, diz professor

Image source - Pexels.com

A guerra na Ucrânia está em uma “nova fase” do conflito, mas o impasse persiste, na avaliação do professor de história contemporânea da USP, Angelo Segrillo.

“Nenhum dos lados consegue derrotar definitivamente o outro. Enquanto a Ucrânia não é capaz de repelir totalmente as incursões russas nas áreas separatistas, a Rússia não consegue dominar totalmente os ucranianos”, afirmou, em entrevista à CNN Rádio.

Ao mesmo tempo, o professor vê a assinatura de ambas as nações para um acordo de exportação de grãos – que teve o primeiro navio deixando o porto de Odessa nesta segunda-feira (1) – como positivo.

“Tem um impacto positivo, mesmo nessa guerra difícil em que os lados nem conversam, fizeram esse acordo com intermédio da ONU e da Turquia, é um bom sinal, e pode dar indícios de mais avanços, quem sabe de um cessar-fogo.”
Mesmo assim, Segrillo destaca que há desafios, já que “tudo é muito difícil” e passível de mudanças.

“O caminho a ser percorrido pelos navios, por exemplo, é perigosíssimo, eles têm que ser escoltados porque é uma região minada.”

Para o professor, é difícil que a Ucrânia consiga retomar as regiões dominadas pela Rússia, mas ela poderá utilizar o armamento fornecido pelo Ocidente para tentar conter uma expansão maior.

*Com produção de Rodrigo Tammaro

Fonte: CNNBRASIL

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.