Polícia Penal inaugura novos espaços e amplia capacidade prisional na região de Londrina

Image source - Pexels.com

A Polícia Penal do Paraná inaugurou nesta segunda-feira (17) três novas estruturas que fortalecem o sistema prisional da Regional Administrativa de Londrina: a Base do Setor de Operações Táticas (SOT), o Posto Avançado de Monitoração Eletrônica (PAM) e a ampliação da galeria da Cadeia Pública de Cambé.

As entregas fazem parte do conjunto de ações de modernização e readequação de espaços conduzidas pela instituição, representando avanços diretos na segurança, na gestão prisional e nas condições de trabalho dos servidores.

“Hoje a Polícia Penal tem voz, igual às outras, uma polícia estruturada, respeitada e comprometida com a ressocialização”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira. “Todos têm direito a cumprir a pena de forma digna e sair melhor do que entraram. Exemplos como o trabalho de pessoas privadas de liberdade em Rio Bonito do Iguaçu mostram que é possível transformar vidas”

A nova base do SOT passa a abrigar o grupamento responsável pelas escoltas, custódias hospitalares, transferências de pessoas privadas de liberdade, segurança das muralhas e apoio às unidades prisionais da região. O espaço foi readequado para garantir maior eficiência nas ações operacionais e oferecer instalações adequadas aos policiais penais que atuam no setor.

O Posto Avançado de Monitoração Eletrônica, que antes funcionava de forma descentralizada entre duas salas, agora opera em um único ambiente, integrado à nova base. A centralização amplia a integração das equipes e permite respostas mais ágeis às demandas relacionadas a medidas alternativas da pena. Tanto o SOT quanto o PAM estão instalados nas dependências da Coordenação Regional de Londrina e da Penitenciária Estadual de Londrina I.

Outra entrega relevante é a ampliação da galeria da Cadeia Pública de Cambé. A unidade, que possuía 88 vagas, recebeu mais 48, aumentando sua capacidade em 54%. A nova galeria contribui para a organização da custódia e aprimora a gestão prisional da comarca, permitindo melhor distribuição dos custodiados e reforçando a segurança local.

“Investir em estrutura não é apenas erguer paredes, é reafirmar valores e reconhecer que nosso trabalho começa com organização, planejamento e respeito”, destaca a diretora-geral da PPPR Ananda Chalegre. “Este é um momento que representa mais do que a entrega de novas estruturas físicas, é o nosso compromisso com a segurança pública e a valorização dos servidores que terão a partir de agora um espaço adequado e melhores condições de trabalho”.

TRABALHO DE CUSTODIADOS – As entregas do SOT e da galeria de Cambé foram executadas integralmente por pessoas privadas de liberdade. Parte da instalação do PAM também contou com essa mão de obra, reforçando a importância do trabalho como ferramenta de reintegração social e de economia aos cofres públicos

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.