IAT vai ampliar áreas para motorhomes em nove Unidades de Conservação do Paraná

Image source - Pexels.com

O Instituto Água e Terra (IAT) vai confirmar durante Expo Motorhome 2025, a maior feira do setor do campismo e caravanismo na América do Sul, a expansão das áreas reservadas para motorhome em Unidades de Conservação (UCs) do Paraná.

O espaço exclusivo para os veículos-residências será instalado nos parques Rio Guarani (Três Barras do Paraná), Lago Azul (Campo Mourão e Luiziana), Vila Rica do Espírito Santo (Fênix), Salto São João (Prudentópolis), Salto São Francisco da Esperança (Guarapuava, Prudentópolis e Turvo), Vila Velha (Ponta Grossa), Monge (Lapa), Campinhos (Cerro Azul e Tunas do Paraná) e Palmito (Paranaguá) durante o primeiro semestre de 2026.

Atualmente existem pontos para pernoite de motorhome apenas nos parques Guartelá (Tibagi), São Camilo (Palotina) e Mata São Francisco (Cornélio Procópio e Santa Mariana). As áreas contarão com pontos individuais de energia elétrica e de água, garantindo conforto e segurança aos visitantes. A Expo Motorhome começa nesta quarta-feira (12), no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e vai até domingo (16). Os ingressos custam a partir de R$ 40.

“São melhorias que promovem a qualificação da visitação, impulsionando e utilizando o turismo como instrumento para conservação. O resultado dessa experiência é o aumento de efeitos positivos na população local e nos destinos visitados”, disse o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

De acordo ele, a expansão integra o planejamento de turismo sustentável do Estado, promovendo o equilíbrio entre uso público, conservação ambiental e desenvolvimento regional. A iniciativa, ressalta o diretor, amplia o acesso responsável às áreas naturais, fomenta o ecoturismo e o campismo, descentraliza o fluxo de visitantes, estimula a educação ambiental e gera renda para comunidades locais.

“O turismo de motorhome ainda é recente no Brasil, mas as Unidades de Conservação que já receberam a estrutura comprovam que há demanda. Desta forma, ao fortalecer a infraestrutura e valorizar novas rotas turísticas, o Paraná se consolida como referência nacional em turismo consciente e de contato direto com a natureza”, afirmou Andreguetto.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.