Eficiência e acolhimento: Estado qualifica 18 mil profissionais do PlanificaSUS

Image source - Pexels.com

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promove a formação de mais de 18 mil profissionais participantes do PlanificaSUS Paraná apenas em 2025. O projeto é uma estratégia de educação permanente que visa oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente à população.

O foco do PlanificaSUS Paraná é aprimorar a organização e a integração da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e tem desempenhado um papel importante na melhora da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e da Atenção Primária à Saúde (APS) no atendimento aos cidadãos paranaenses.

Segundo o levantamento da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, neste ano, foram promovidos dois encontros estaduais de formação de tutores regionais com 250 participantes, replicados em todo o Paraná em 94 encontros regionais com 14.173 profissionais, além de 103 oficinas com 4.797 profissionais.

O Estado possui atualmente 1.482 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 83 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) envolvidos nesse processo.

“A qualificação dos nossos profissionais é importante para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. O PlanificaSUS Paraná, via formação de tutores, garante que as melhores práticas cheguem a cada unidade de saúde, impactando positivamente a vida dos nossos cidadãos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em 2025, foram realizadas três etapas de formação com duas temáticas diferentes. A primeira abordou o “Olhar Vigilante no Território”, com o objetivo de organizar e integrar os processos de vigilância em saúde. A segunda temática focou na melhoria do cuidado à saúde mental dos paranaenses.

Com a capacitação dos tutores, os profissionais de saúde estão mais preparados para identificar as necessidades das pessoas, oferecer um cuidado integrado e coordenado e promover a saúde de forma mais eficaz, resultando em uma melhor experiência de atendimento.

“Já temos uma rede ampla, mas buscamos fortalecer ainda mais a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ter equipes de saúde perto da população, reconhecendo o cidadão e saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento faz toda a diferença”, destaca a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes.

De acordo com ela, é muito importante valorizar a atenção primária para responder às necessidades e expectativas da população. “O PlanificaSUS tem se mostrado uma ferramenta viva de aprendizagem, integração e inovação. O envolvimento dos profissionais e o alcance territorial evidenciam o quanto a formação em rede fortalece a APS, a AAE e o cuidado em Saúde Mental em nosso “Estado”, acrescentou Maria Goretti.

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE – A promoção de ações de capacitação e qualificação de profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde (RAS) está alinhada com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída em 2004 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover a transformação das práticas do trabalho em saúde.

Com a expansão do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS, anunciada durante o 2º Encontro Saúde em Movimento, realizado em março de 2025, em Foz do Iguaçu, o Estado registra avanços na qualificação das equipes e na integração das daquelas que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

A enfermeira Daniela de Souza Carvalho Gomes, assessora da Secretaria de Saúde de Londrina e referência técnica do PlanificaSUS da cidade, destacou que a cidade iniciou em 2021 com quatro unidades de saúde envolvidas no processo. Neste, o município decidiu expandir a estratégia para todas as demais unidades do território, totalizando 54 serviços envolvidos no processo de Planificação.

“O PlanificaSUS tem sido um grande avanço para o município, pois possibilita aos profissionais da APS refletirem e dialogarem sobre seus processos de trabalho em busca de novas ações e modos de fazer na prática. Isso representa um grande avanço para a APS de Londrina”, explicou Daniela.

A enfermeira Tais de Oliveira Stechi, referência técnica do PlanificaSUS do município de Rolândia, salientou o impacto da estratégia na reorganização dos serviços e a linha de cuidado em saúde mental.

“Olhando para a situação das Unidades de Saúde quando o município aderiu ao PlanificaSUS é possível ver o quanto essa estratégia auxiliou na organização dos processos de trabalho dos serviços, em especial com a implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente. Agora estamos em processo de organização da Linha de Cuidado em Saúde Mental, sendo o PlanificaSUS Paraná um grande aliado nesse processo”, afirmou Tais.

REFERÊNCIA – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

DESTAQUE NACIONAL – O destaque nacional alcançado pelo Paraná na implantação da planificação resultou no convite para que o Estado apresente o seu trabalho. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, será palestrante na I Conferência de Planificação e I Encontro Internacional de Promoção da Saúde, que serão realizados entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2025, em Brasília.

PROGRAMA E PARCERIAS – O PlanificaSUS Paraná é uma estratégia de educação permanente em saúde que busca reorganizar os processos de trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), com o objetivo de aprimorar o acolhimento e o cuidado oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso acontece por meio da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS).

As atividades a serem desenvolvidas são discutidas no âmbito do Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.