Com apoio do Estado, Foz do Iguaçu vai ganhar Centro Cívico muito mais moderno

Image source - Pexels.com

Toda a estrutura da administração municipal de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, deve ficar concentrada em um único local: o Centro Cívico Administrativo. O governador Carlos Massa Ratinho Junior conheceu nesta quinta-feira (21) o projeto arquitetônico da estrutura, cuja construção contará com recursos pagos pelo Governo do Estado em função da desapropriação do imóvel do Centro de Eventos de Foz do Iguaçu.

O valor de R$ 74 milhões da desapropriação será depositado na conta do Ceconfi, que administra atualmente o Centro de Convenções. Como o município é o principal acionista do Ceconfi, esses recursos serão transferidos para a conta corrente municipal, para serem aplicados integralmente na construção da nova sede. A estrutura ficará no bairro Polo Centro, próximo ao Fórum da cidade e à BR-277.

O conjunto terá mais de 25 mil metros quadrados de área construída, formado por dois volumes complementares: a Torre Administrativa e o Edifício de Segurança Pública. O primeiro terá 18 pavimentos e um subsolo, com 22 mil metros quadrados de área, onde serão abrigadas as 22 secretarias municipais. Já o segundo terá um bloco com dois pavimentos, somando quase 3 mil metros quadrados de área, onde ficarão os órgãos de segurança.

“O Centro Cívico estará à altura da importância de Foz do Iguaçu. Será um prédio muito moderno, que trará uma economia aos cofres públicos, além de dar mais dinamismo na administração pública”, destacou o governador Ratinho Junior.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna, explicou que a prefeitura gasta cerca de R$ 400 mil por mês com aluguéis, sendo que a atual sede fica em um local mais isolado e as secretarias ficam espalhadas em diferentes imóveis. “Vamos conseguir realizar um sonho antigo de Foz, que é centralizar todas as secretarias e serviços públicos em só lugar”, afirmou.

“O edifício vai atender as nossas necessidades. Tivemos o cuidado de separar a parte da segurança do conjunto principal, já que é um serviço que funciona 24 horas. É um projeto pensado para o futuro, para atender a população de Foz nos próximos anos”, completou o prefeito.

O projeto arquitetônico do Centro Cívico foi elaborado e doado pelo arquiteto Leandro Costa, que explicou que a nova sede administrativa deve reunir tecnologia, arquitetura verde e representatividade cívica, com design contemporâneo e sustentável. Ele será construído num terreno de 60 mil metros quadrados e, além das estruturas administrativas, também deve contar com auditório, salas de reuniões e centro de eventos.

“Aplicamos no projeto o conceito de biofilia, que integra elementos naturais nas construções, pensando tanto no bem estar dos servidores, como no aproveitamento da luz e conforto térmico”, explicou. “O projeto também prevê aproveitar a geografia do terreno, que é bastante acidentado, com subsolos que exigem pouca escavação. É todo um trabalho voltado para o bom atendimento do público”.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.