Segurança Pública debate ações contra violência de gênero nas regionais de Curitiba

Image source - Pexels.com

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) deu início, na manhã desta sexta-feira (15), ao 1º Seminário Lideranças Comunitárias em Ação: Vínculos, Respeito e Mulher Segura. O ciclo de palestras será realizado nas dez regionais administrativas de Curitiba com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento à violência de gênero.

A iniciativa é promovida pelo programa Mulher Segura, da própria Sesp, em parceria com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e a Prefeitura de Curitiba.

“As cinco forças de segurança do Estado estão integradas para prevenir a violência e evitar o feminicídio”, afirmou o diretor-geral da Sesp, coronel Adilson Luiz Prusse, que representou o secretário Hudson Teixeira na abertura do evento. Segundo ele, a articulação com lideranças comunitárias é essencial para ampliar o conhecimento sobre os protocolos de prevenção e atendimento às vítimas.

O seminário é direcionado a lideranças de bairros com incidência de violência doméstica. “Feminicídio, estupro e outros tipos de agressão. O foco é conscientizar esse público, para que repliquem o trabalho já desenvolvido pela Segurança Pública e pelo Ministério Público”, explicou o coordenador do programa Mulher Segura, coronel Dalton Perovano.

Durante o evento, foi apresentado o projeto De Homem para Homem, pelo capitão da Polícia Militar Victor Rodrigo Amaral. A proposta, criada em abril de 2024, promove encontros com homens para discutir comportamentos que sustentam o machismo. “Faltava trazer os homens para esse debate”, disse.

Para a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, a articulação entre poder público e comunidade fortalece a rede de proteção. “Não adianta mobilizar lideranças sem dar informações. Quanto mais nos aproximamos das pessoas, maior o alcance das ações de enfrentamento a uma cultura que precisa ser transformada”, afirmou.

A promotora participa do seminário com a palestra Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha, ao lado da diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Curitiba, Aline Berenhauser. Também integra a programação o promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, com a palestra Paternidade Responsável.

A secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, destacou a importância da parceria com a Sesp. “As forças de segurança têm credibilidade nas comunidades. Somar esforços é essencial para mudar a cultura que ainda tolera a violência contra a mulher”, disse.

João Pereira, presidente de honra da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), defendeu a mobilização local como chave para ampliar o impacto. “Vamos levar os encontros às dez regionais, principalmente nas periferias, onde a informação precisa chegar”, afirmou.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.