Crianças no Teatro: “Carmela, Caramelo e Remela” encerra circulação em Telêmaco Borba

Image source - Pexels.com

Integrando a 2ª edição do programa Crianças no Teatro, o espetáculo infantil “Carmela, Caramelo e Remela”, da X-Plan Produções Artísticas, encerra sua temporada de apresentações gratuitas nos dias 6 e 7 de junho em Telêmaco Borba, no Teatro Casa de Cultura. Voltada para alunos da rede pública municipal de ensino, a peça já passou por Guarapuava, Irati, Rebouças, Palmeira e Ponta Grossa, atingindo mais de 16,5 mil crianças desde março. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura e PalcoParaná, com patrocínio da Audi Brasil.

“Carmela, Caramelo e Remela” é baseada no livro “Quando eu era Pequena”, da poeta Adélia Prado, que evoca a infância da escritora mineira. A diretora Giovana de Liz conta que o texto foi construído coletivamente e explora o espírito curioso e imaginativo das crianças. “O espetáculo começa com quatro crianças brincando em uma biblioteca. Quando encontram o livro da Carmela, que é o pseudônimo da Adélia Prado, resolvem cada uma virar Carmelas e viver uma parte do livro”, explica.

Nesse espírito de descobertas, Feijó, Cadu, Teteia e Babu mergulham numa deliciosa aventura. As crianças caminham pela descoberta das próprias emoções, lembranças e reconhecem um talento precioso e essencial escondido no interior de cada uma delas. “Elas vão aprendendo a fazer poesia até que todas descobrem que são poetas e qualquer pessoa pode ser poeta”, acrescenta a diretora. 

Assim como o texto, a trilha sonora autoral da peça foi uma criação coletiva, um outro elemento que envolve o público. “É um espetáculo extremamente musical. Todas as músicas são executadas ao vivo, os atores e atrizes tocam e cantam as músicas durante o espetáculo”, conta Giovana. 

MEDIAÇÃO – Além da programação de apresentações, a circulação de “Carmela, Caramelo e Remela” prevê sessões de mediação pedagógica que antecedem a peça. A proposta, prevista nas contrapartidas do programa Crianças no Teatro, busca a difusão do conhecimento e do pensamento crítico por meio do fazer teatral e da poesia, além da formação de novos públicos. 

Além disso, o produtor Pablito Kucarz enxerga no espetáculo um canal para a difusão da obra de Adélia Prado para esta nova geração. “A proposta é de dialogar sobre o que vamos assistir, explicar que é uma obra inspirada no livro ‘Quando eu era pequena’, apresentando a obra e o legado de Adélia Prado. Desta forma, a dinâmica avança um pouco além, sensibilizando o público sobre o valor das escritoras brasileiras e de seus trabalhos”, afirma o produtor.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.