Autoridades chinesas por trás de uma grande feira comercial em Xangai retiraram um discurso de cerimônia de abertura do presidente do Conselho Europeu que deveria criticar a “guerra ilegal” da Rússia na Ucrânia e pedir a redução da dependência comercial da China, de acordo com diplomatas.
O vídeo pré-gravado por Charles Michel deveria ser um dos vários de líderes mundiais e chefes de organizações internacionais, incluindo o presidente chinês Xi Jinping, na abertura da China International Import Expo (CIIE) na sexta-feira, disseram três diplomatas europeus à Reuters.
Os diplomatas, que não podem ser identificados devido à sensibilidade do assunto, disseram que ficaram surpresos com a remoção do discurso.
“O presidente Michel foi convidado a discursar no 5º Fórum Hongqiao/CIIE em Xangai”, disse Barend Leyts, porta-voz de Michel. “Conforme solicitado pelas autoridades chinesas, de fato fornecemos uma mensagem pré-gravada que acabou não sendo mostrada. Abordamos isso pelos canais diplomáticos normais”.

