CPI convoca Ricardo Barros e envolvidos em suposto pedido de propina para vacina

Além do líder do governo, comissão ouvirá o empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira e o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias

CPI da Pandemia aprovou nesta quarta-feira (30) dezenas de requerimentos entre pedidos de informação, convocação/convite e quebra de sigilos.

Um dos destaques é convocação do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, que foi citado pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) em seu depoimento à CPI na sexta-feira (25) ao apresentar detalhes de supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin.PUBLICIDADE

O deputado negou envolvimento na compra da vacina indiana contra a Covid-19 e disse que estava à “disposição da CPI para prestar eventuais esclarecimentos”.

A comissão aprovou, ainda, a reconvocação de Miranda. Além de esclarecer dúvidas remanescentes da primeira oitiva, ele deve ser questionado sobre declarações recentes de que um lobista teria oferecido propina para ele não atrapalhar a compra da Covaxin.

A CPI também aprovou requerimento de convocação do empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que na terça-feira (29) afirmou ao jornal “Folha de S.Paulo” ter recebido pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina em troca de fechar contrato com o Ministério da Saúde. 

Pereira afirmou, ainda de acordo com o jornal, que o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, cobrou a propina em um jantar em Brasília – a CPI também ouvirá Dias na próxima semana.

Aziz e Renan – CPI da Pandemia
A CPI da Pandemia aprovou nesta quarta-feira (30) dezenas de requerimentos

Na noite de terça, em nota oficial, o Ministério da Saúde afirmou que a exoneração do diretor seria publicada nesta quarta no Diário Oficial da União

Previsão para próximos depoimentos

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) também divulgou a previsão de oitivas para os próximos dias.

A ideia é que na quinta-feira (1º) seja ouvido um representante da farmacêutica Precisa Medicamentos, que negociou a Covaxin com o Ministério da Saúde; e na sexta-feira (2), deve ser ouvido Luiz Paulo Dominguetti Pereira.

Para a próxima semana, ele anunciou na terça-feira (6) a nova oitiva de Luis Miranda; na quarta (7), será ouvido Roberto Dias; e quinta-feira (8) seria a vez de Ricardo Barros.

Aziz afirmou que está tentando organizar para a sexta-feira (9) a diligência para realização da sessão sigilosa com Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro.

Fonte: CNNBrasil –
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/06/30/cpi-convoca-ricardo-barros-e-envolvidos-em-suposto-pedido-de-propina-para-vacina

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.