Prefeitura obtém liminar que suspende aumento na alíquota de Contribuição Previdenciária dos Servidores

A Prefeitura de Arapongas, no final da tarde desta segunda-feira (20), obteve liminar em Mandado de Segurança perante a Justiça Federal do Distrito Federal para não aumentar a alíquota de Contribuição Previdenciária dos Servidores Municipais Ativos e Inativos. A informação foi dada nesta terça-feira (21) pela Procuradoria Jurídica da Prefeitura. 
Segundo o procurador Rafael Felipe Cita, o prazo fatal para a edição de lei com o aumento seria até 31 de julho de 2020. Porém, o Município, através da Procuradoria Jurídica, a pedido do prefeito Sérgio Onofre, realizou análise da questão e concluiu que a Portaria nº. 1.348/2019 do Ministério da Economia, que obrigava o aumento até 31 de julho de 2020, é inconstitucional e ilegal. “A Portaria fere o princípio da autonomia dos Municípios, a separação dos Poderes, pois exige a aprovação do legislativo e também extrapola, e muito, a competência constitucional dada ao Ministério da Economia, já que a Emenda Constitucional da Reforma da Previdência não fixou prazo para a realização pelos Municípios, além de haver uma PEC paralela tratando deste assunto”, frisa Cita.
O procurador ressalta ainda que a propositura da ação foi previamente aprovada pelo Conselho Previdenciário do IPPASA, que pretende realizar estudos mais aprofundados a respeito da majoração ou aplicação de alíquota progressiva. A juíza federal Ivani Silva da Luz, titular da 6ª Vara Federal do Distrito Federal, acolheu os argumentos do Município e, liminarmente, entendeu ser inconstitucional a Portaria nº. 1.348/2019, que exigia a edição de lei até o dia 31 de julho de 2020 com o aumento da alíquota. O Processo foi proposto contra o secretário geral da Previdência do Ministério da Economia, que agora tem prazo para apresentar suas informações e defesa.
Como a Prefeitura ainda não tinha a liminar, no início da tarde de segunda-feira o projeto de lei foi enviado para a Câmara e chegou a ser lido na manhã de hoje, porém agora a liminar será encaminhada ao Legislativo para conhecimento e suspensão do Projeto.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.