63% dos adolescentes de Toledo já foram vacinados com a primeira dose contra a Covid-19

O município de Toledo, no Oeste do Estado, já vacinou, até a manhã desta segunda-feira (30), 7.236 adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose do imunizante da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. De acordo com a secretaria municipal da Saúde, o número representa 63,2% da população de 11.438 pessoas nesta faixa etária, segundo a estimativa do Ministério da Saúde.

A vacinação deste público iniciou na última sexta-feira (27) e faz parte do estudo observacional da farmacêutica norte-americana Pfizer que pretende analisar como o vírus Sars-CoV-2 se comporta após a imunização de toda a população acima de 12 anos. A cidade é a única no País a receber a pesquisa, e conta com a participação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para isso, o Ministério da Saúde enviou 35.173 doses adicionais do imunizante, destinadas exclusivamente para Toledo, para completar a aplicação da primeira dose na população adulta, acima de 18 anos, e também imunizar os adolescentes.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, comemorou a marca de imunizados. “Ficamos felizes com esta ação de Toledo na adesão da vacina para adolescentes. Tão logo seja criado um escudo imunológico contra a doença, mais vidas estarão sendo salvas”, disse.

TOLEDO – O prefeito Beto Lunitti falou sobre a importância deste estudo na cidade e destacou o cumprimento rigoroso do Plano Nacional de Imunizações e também das determinações da Secretaria de Estado da Saúde, sendo um município transparente em todas as ações. “Propiciar um território 100% imunizado para que haja a avaliação do comportamento da doença e do seu vírus é uma conquista importante para o Brasil, para o Paraná e também para o município de Toledo”, afirmou.

A cidade vacinou na sexta-feira (27) pessoas de 17 e 18 anos; no sábado (28), de 15 e 16 anos; no domingo, de 13 e 14 anos; e nesta segunda-feira (30) de 12 anos ou mais. O horário de atendimento foi estendido e os quatro postos de vacinação funcionam das 8h às 23h. 

“Esta vacinação é um pacto coletivo de saúde. Quanto mais pessoas vacinadas na comunidade, menos o vírus circula, a proteção é maior para todos os habitantes e diminuem as chances da circulação de variantes”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Gabriela Kucharski. 

POPULAÇÃO ADULTA – A estimativa do Ministério da Saúde é que Toledo tenha 110.052 pessoas acima de 18 anos. Destas, 102.850 receberam a primeira dose (D1) ou dose única (DU), chegando a 93,4% da população vacinada com pelo menos uma dose nesta faixa etária.

O médico e responsável pela direção-geral da Secretaria municipal de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, explicou que nos próximos dias haverá vacinação no interior, onde vivem cerca de 9% da população do município. “Ainda nesta semana vamos iniciar a vacinação no interior para chegar até essa população que fica mais afastada e atingirmos se não os 100%, mas chegar bem perto disso”, afirmou.

Ainda segundo ele, após o início da vacinação dos adolescentes, a pasta municipal observou aumento na procura de vacina por adultos. “Percebemos um aumento expressivo de pessoas com mais de 21 anos que ainda não haviam procurado a vacina, buscando a imunização nestes últimos dias. Acreditamos que a estratégia de imunização em larga escala tenha auxiliado no senso coletivo”, completou.

Artigo Relacionados

Você se interessa nisso também?

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.